São Paulo registra segundo caso de mpox do grupo lp

Paciente português teve sintomas e foi atendido em São Paulo; doença é mais agressiva.

14/01/2026 às 10:19
Por: Redação

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo anunciou a confirmação do segundo caso de mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos, pertencente ao grupo lp no estado. Este caso envolve um homem de 39 anos, residente em Portugal, que apresentou sintomas no Brasil no final de dezembro. Ele buscou atendimento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, onde ficou internado por um dia antes de retornar ao seu país de origem.

 

“Até o momento, não há registro de pessoas com sintomas entre os contatos identificados no local de hospedagem do paciente”, informou a secretaria em comunicado.


 

Anteriormente, em 2025, São Paulo documentou o primeiro caso de mpox do grupo lp em uma mulher de 29 anos, que já está recuperada. A mpox do grupo lp se destaca por sua maior agressividade e potencial letalidade.

 

A mpox é uma doença viral zoonótica pertencente ao mesmo gênero da varíola humana, porém, com menor taxa de letalidade. A transmissão pode ocorrer através do contato direto com uma pessoa infectada, materiais contaminados ou animais silvestres portadores do vírus.

 

Os sintomas costumam incluir erupções cutâneas, lesões na pele, linfonodos inchados, febre, cefaleia, dores corporais, calafrios e cansaço. Indivíduos que apresentem sintomas são aconselhados a procurar uma unidade de saúde para avaliação e evitar contato próximo com outras pessoas.

 

© Copyright 2025 - Lucas do Rio Verde News - Todos os direitos reservados